Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Série ‘Santos Dumont’ estreia no Canal Brasil

Lançamento é comemorativo, no ano em que o aviador completaria 150 anos.

O Canal Brasil abre espaço em sua programação para a estreia da série Santos Dumont, que traz a história do aviador, que completaria 150 anos esse ano. Considerado um dos pais da aviação mundial, ele realizou o primeiro voo público da história com o 14 Bis, em 1906. Nesta quarta-feira, 29 de novembro, serão exibidos os dois primeiros episódios, às 18h35; na quinta-feira, dia 30, mais dois; e os dois últimos no dia 1º de dezembro, sempre no mesmo horário.

Na sexta-feira, dia 1º, às 20h25, vai ao ar também o curta O Que Eu Vi, O Que Nós Veremos, dirigido por Eduardo Escorel, que documenta as fases vividas por Santos Dumont antes da criação do avião, até a reação do inventor ao constatar que sua invenção estava sendo usada como forma de ataque em guerras.

João Pedro Zappa como Santos Dumont
Canal Brasil (cortesia)

Na série, dirigida por Fernando Acquarone e Estevão Ciavatta, o ator João Pedro Zappa interpreta o inventor na sua fase adulta, mas a trama aborda a vida do aviador desde a sua infância em Ribeirão Preto, traçando um paralelo com a sua vida adulta em Paris, na construção do 14 Bis. A ficção aborda também a angústia e a revolta que Santos Dumont sentiu quando os irmãos Wright receberam reconhecimento dos franceses pela criação do avião.

Santos Dumont (2019)

A vida, a ambição, e a melancolia de Santos Dumont, o gênio da mecânica com alma de poeta que deu ao antigo sonho de voar forma e realidade.

  • Quando: 29 de novembro a 1º de dezembro, 18h35 - 2 episódios seguidos;
  • Direção: Fernando Acquarone e Estevão Ciavatta.

Classificação indicativa: 12

O Que Eu Vi, O Que Nós Veremos (1974)

Uma homenagem ao pioneiro da aviação Alberto Santos Dumont (1873-1932) em comemoração ao seu centenário. O filme apresenta sua vida e seu trabalho com experimentos com balões de ar em Paris e, mais tarde, com o desenvolvimento de uma máquina mais pesada que o ar, criando assim o avião.

  • Quando: 1º de dezembro, às 20h25;
  • Direção: Eduardo Escorel.

Classificação indicativa: 10

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo