Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Telescópio Webb prova que nem tudo é como parece

Imagem do mês revela Herbig-Haro (HH) 797, região brilhante que circunda uma protoestrela. Ou seriam duas?

Você está vendo o 'cordão' na parte inferior da imagem? Ele é composto por duas estrelas bebês que expelem jatos de gás quase paralelos. Os astrônomos costumavam pensar que ali havia apenas uma estrela, mas a visão de alta resolução do telescópio espacial James Webb mostra mais dessa história.

Na metade inferior da imagem há uma nebulosa estreita e horizontal que se estende de ponta a ponta. É colorido com mais variedade no lado direito. Na metade superior há um ponto brilhante com luz multicolorida irradiando em todas as direções. Uma estrela brilhante com longos picos de difração fica ao longo da borda direita, e algumas estrelas menores estão espalhadas ao redor. O fundo está coberto por uma névoa fina.
Herbig-Haro (HH) 797 - veja em alta resolução
ESA/Webb, Nasa e CSA, T. Ray (Instituto de Estudos Avançados de Dublin)

O 'cordão' é conhecido como Herbig-Haro (HH) 797. Um Herbig-Haro é a região brilhante que circunda estrelas recém-nascidas - conhecidas como protoestrelas -, formada quando os fluxos das estrelas colidem com gás e poeira próximos em alta velocidade. HH 797 está localizado perto do jovem aglomerado estelar aberto IC 348, que está localizado perto da borda leste do complexo de nuvens escuras de Perseu. Acredita-se que os objetos infravermelhos brilhantes na parte superior da imagem hospedem mais duas protoestrelas.

Na metade superior da imagem, os astrônomos acreditam que os objetos brilhantes contêm ainda mais duas protoestrelas.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo