Siga os canais do Blog do Maurício Araya

‘Vinil & Poesia’ recebe Maria Spíndola nesta semana

Sarau poético-musical ocorre nesta quinta-feira (30), na Casa de Juja, e recebe jornalista, cantora e compositora como convidada especial.

O Vinil & Poesia tem uma premissa bastante simples, uma coleção de vinis para audições, um convidado (a) especial, e os presentes, na ocasião, podem, espontaneamente, fazer uso do microfone para recitar poemas. Para estimular a experiência tátil, alguns livros ficam disponíveis para escolha dos versos e diálogos afins estimulados pela anfitriã, jornalista e DJ Vanessa Serra.

Desta vez, Vinil & Poesia recebe como convidada especial a jornalista, cantora e compositora Maria Spíndola. Ela tem o disco Fogo Original, lançado em 2012, com dez faixas autorais e parcerias com Alê Muniz, Gerude, Zé Filho, Nosly, Jorge Passinho, entre outros.

Sarau poético-musical Vinil & Poesia recebe jornalista, cantora e compositora Maria Spíndola como convidada especial nesta quinta-feira (30), na Casa de Juja
Divulgação

Paralelo a profícua carreira jornalística, com passagens no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, e, agora, como secretária-adjunta de Radiodifusão do Maranhão, Maria Spíndola traz na veia o dom artístico aflorado, principalmente, quando recebeu em 2009 duas premiações no Festival Som na Cuca, realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como Melhor Intérprete e Melhor Música com Cometa Ilusão, de sua autoria em parceria com Alê Muniz. E o repertório dela vem sempre enriquecido com primorosas releituras de clássicos de Odair José, Zeca Baleiro, Fernando Mendes e Roberto Carlos.

Nesta quinta-feira, 30 de novembro, no Vinil & Poesia, Maria Spíndola será acompanhada por Leônidas Costa (violão) e Mariano Rosa (percussão).

Tal como diz a música de Geraldo Azevedo: "Quantas canções parecidas, e tão desiguais, como as coisa da vida, coisas que são parecidas, feito impressões digitais, no violão esta mesma subida, na voz a rima de sempre, coração essa mesma batida, que bate tão diferente, quando acontece na gente, o mesmo amor, é um amor diferente demais, quem inventou o amor, teve certamente inclinações musicais", a proposta de Vinil & Poesia parafraseia assim: quem inventou a poesia teve certamente inclinações musicais, lançando um olhar aos letristas e compositores maranhenses.

Casa de Juja

A atmosfera do lugar é ideal para as edições do sarau Vinil & Poesia, onde o público se sente à vontade, inclusive, para eventuais declamações de versos. O deck da Casa de Juja no Brisamar Hotel (Ponta d'Areia) é um dos espaços mais charmosos e acolhedores de São Luís do Maranhão. Cada detalhe, desde a decoração ao cardápio gastronômico (com apetitosas iguarias com valores acessíveis), tem a áurea do legado deixado pela matriarca Ana Lula, que era também uma fervorosa entusiasta da cultura maranhense e apoiadora dos artistas. Sobretudo, a vista privilegiada para o mar completa os atrativos.

Vinil & Poesia

Projeto idealizado pela jornalista e DJ Vanessa Serra, pesquisadora e colecionadora de discos, entusiasta da cultura do vinil no Maranhão; ela é uma das protagonistas dessa cena artística desde 2016, quando começou a discotecar profissionalmente. É autora do programa Alvorada - Paisagens e Memórias Sonoras, todos os domingos, às 7h da manhã, na Rádio Timbira. E DJ residente da Casa de Juja, todas às quintas-feiras.

O sarau Vinil & Poesia teve início em 2019, atravessou a pandemia com edições virtuais; e já recebeu a participação de muitos cantores, compositores e poetas em diversas temporadas. Em 2020, com recursos da Lei Aldir Blanc, lançou seu próprio LP Vinil & Poesia - Volume 1, uma coletânea de artistas do Maranhão, disponível também nas plataformas; o disco venceu o Prêmio Papete. Em 2022, o projeto teve entre as ações, uma edição da Feira Vinil & Poesia, ocorrida no Pátio Aberto do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM).

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo