Siga os canais do Blog do Maurício Araya

‘Estrangeiro Film Festival’: Canal Brasil exibe especial de filmes internacionais

Produções vão ao ar a partir desta quinta-feira, 14 de dezembro.

Entre os dias 14 e 27 de dezembro, todos os dias a partir da 0h45, o Canal Brasil exibirá 14 longas internacionais de grande sucesso em mais uma edição da faixa Estrangeiro Film Festival. Divididos entre os gêneros drama, romance e comédia dramática, os filmes, em sua maioria, foram indicados ao Festival de Cannes e ao Oscar.

Entre os destaques, está Amor, de Michael Haneke, indicado a cinco categorias do Oscar 2013 (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional) e vencedor da última. O longa retrata um casal de idosos e a cumplicidade entre os dois em um momento delicado e adverso, quando a mulher sofre um derrame e tem parte de seu corpo paralisado.

Eu, Daniel Blake
Canal Brasil (cortesia)

Outro filme que será exibido na faixa foi vencedor de 11 prêmios entre 2016 e 2017, como o BAFTA de Cinema (British Academy Film Awards) para Melhor Filme Internacional, Eu, Daniel Blake, de Ken Loach. A produção conta a história de um homem de meia idade, viúvo, que perdeu seu direito de trabalhar devido a um ataque cardíaco e passou a enfrentar os obstáculos do desemprego e das burocracias do Estado, além de falar também do analfabetismo digital.

Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2011 e indicado ao Globo de Ouro para Melhor Filme Internacional, O Garoto da Bicicleta, de Luc Dardenne e Jean-Pierre Dardenne, também está no Estrangeiro Film Festival. O filme tem uma visão humanista e foi gravado, em sua maioria, com uma câmera na mão. O longa conta a história de um menino de 11 anos que foi abandonado em um orfanato e está à procura de seu pai.

Ainda completam o especial de filmes internacionais do Canal Brasil, Garotas, de Céline Sciamma; Guerra Fria, de Pawel Pawlikowski; e Culpa, de Gustav Möller - ambos exibidos na 42° Mostra de Cinema de São Paulo em 2018; Força Maior, dirigido por Ruben Östlund; Sabor da Vida, de Naomi Kawase; A Caça, de Thomas Vinterberg; Más que Hermanos, dirigido por Arianne Benedetti; Incêndios, de Denis Villeneuve; Filhas do Sol, de Eva Husson; O Passado, de Asghar Farhadi; e o O Crime do Padre Amaro, de Carlos Carrera.

Especial Estrangeiro Film Festival

Horário: 14 a 26 de dezembro, à 0h45

  • 14 de dezembro - Garotas (2014), de Céline Sciamma;
  • 15 de dezembro - Guerra Fria (2018), de Pawel Pawlikowski;
  • 16 de dezembro - Culpa (2018), de Gustav Möller;
  • 17 de dezembro - Eu, Daniel Blake (2016), de Ken Loach;
  • 18 de dezembro - Força Maior (2014), de Ruben Östlund;
  • 19 de dezembro - Sabor da Vida (2015), de Naomi Kawase;
  • 20 de dezembro - O Garoto da Bicicleta (2011), de Luc Dardenne e Jean-Pierre Dardenne;
  • 21 de dezembro - A Caça (2012), de Thomas Vinterberg;
  • 22 de dezembro - Más que Hermanos (2017), de Arianne Benedetti;
  • 23 de dezembro - Incêndios (2011), de Denis Villeneuve;
  • 24 de dezembro - Filhas do Sol (2018), de Eva Husson;
  • 25 de dezembro - O Passado (2013), de Asghar Farhadi;
  • 26 de dezembro - Amor (2012), de Michael Haneke;
  • 27 de dezembro - O Crime do Padre Amaro (2002), de Carlos Carrera.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo