Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Nova onda de calor vai atingir o Brasil na metade de dezembro

Massa de ar muito quente traz temperatura acima a muito acima dos padrões desta época do ano no Centro-Sul do Brasil, projeta MetSul.

Uma nova onda de calor vai atingir o Centro-Sul do Brasil em dezembro: a MetSul Meteorologia projeta, para a metade deste mês, o ingresso de uma massa de ar muito quente que vai fazer com que a temperatura dispare, superando até os 40ºC.

No início do mês, o Rio Grande do Sul teve um episódio de calor muito intenso, mas sem grande abrangência. Desta vez, alerta o instituto de meteorologia, o calor intenso vai atingir uma área muito maior, afetando diversos Estados do Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste.

Massa de ar muito quente deve fazer termômetros dispararem no Centro-Sul do Brasil, projeta MetSul Meteorologia
MetSul (arte)

No Centro-Oeste, normalmente o período é marcado por chuva e a maior presença de umidade costuma frustrar extremos de temperatura alta; deixando os dias mais quentes do ano mais para o fim do inverno e durante a primavera, no fim da temporada seca. A tendência, no entanto, é que, entre o fim desta semana e o começo da próxima, as temperaturas atinjam valores muito altos no Centro-Oeste, em especial nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O calor muito intenso para os padrões de dezembro pode atingir ainda o interior de São Paulo.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo