Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Documentário inédito ‘Bem-Vindos de Novo’ estreia no Canal Brasil

Dirigido por Marcos Yoshi, filme conta história de reconexão do diretor com seus pais, Yayoko e Roberto Yoshisaki.

Dirigido por Marcos Yoshi, filme conta história de reconexão do diretor com seus pais, Yayoko e Roberto Yoshisaki
Canal Brasil (cortesia)

O Canal Brasil exibe o documentário inédito Bem-Vindos de Novo nesta segunda-feira, 22 de janeiro, às 18h20. Dirigido por Marcos Yoshi, o filme conta a história de seus pais, Yayoko e Roberto Yoshisaki, um casal de descendentes de japoneses que retorna ao Japão na virada do milênio, após anos morando no Brasil. O documentário foi uma forma encontrada por Marcos de se reconectar com os pais e, além de conhecê-los melhor, fazer com que eles o conheçam também.

O casal se mudou para o Japão quando o filho tinha 14 anos, em busca de melhores oportunidades de vida, e deixou ele e mais duas irmãs sob os cuidados de seus avós no Brasil. Após 13 anos, em 2013, eles resolvem retornar, mas vivem um enorme choque ao constatarem que existia um abismo afetivo, de convivência e de conhecimento entre eles e os três filhos. O roteiro e a direção são de Marcos, além de todo o material exibido no filme, que foi captado sob o seu olhar, de forma sensível e vulnerável.

O longa foi selecionado para a exibição especial do 17º CineOP: Mostra de Cinema de Ouro Preto, em 2022; para a seleção especial da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes e para a seleção especial do Tokyo Documentary Film Festival, todos em 2022.

Classificação indicativa: 10

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo