Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Inédito, documentário ‘Corpolítica’ estreia no Canal Brasil

Filme retrata momento histórico para comunidade LBTQIAP+ na política brasileira.

O Canal Brasil abre espaço em sua programação para a estreia do documentário inédito Corpolítica, dirigido por Pedro Henrique França e produzido pelo ator Marco Pigossi. A produção que vai ao ar nesta segunda-feira, 1º de janeiro, às 22h55 - retrata o recorde histórico de candidaturas LGBTQIAP+ nas eleições de 2020 no Brasil e acompanha a campanha eleitoral de quatro candidatos: da vereadora de São Paulo Erika Hilton, do Psol, da então candidata pelo Rio de Janeiro Andreá Bak, pelo Psol, da vereadora do Rio de Janeiro Mônica Benício, também do Psol, e do então candidato a vereador por São Paulo William de Lucca, do PT.

Marco Pigossi, Erika Hilton e Pedro Henrique França
Canal Brasil (cortesia)

O documentário traz relatos, experiências e violências vividas por eles dentro de seus processos de afirmação e luta por direitos, além de destacar a importância do envolvimento de pessoas LGBTQIAPN+ no cenário político brasileiro.

O longa venceu o Prêmio de Melhor Documentário no Queer Lisboa, em Portugal, em 2022, o Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2022, a Première Brasil no Festival do Rio, também em 2022, e participou da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo no mesmo ano.

Classificação indicativa: 14

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo