Siga os canais do Blog do Maurício Araya

IPVA 2024: cota única, com desconto de 10%, vence em fevereiro, no Maranhão

Pagamento do imposto pode ser feito, ainda, em três parcelas; fiscalização nas ruas começa em junho. Novidade em 2024 é pagamento via PIX.

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) do Maranhão lançou valores do exercício de 2024 do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e divulgou calendário de pagamento do tributo.

Os contribuintes que optarem por pagar o IPVA em cota única têm até 29 de fevereiro de 2024 para quitar o débito com desconto de 10%. O pagamento do imposto pode ser feito ainda parcelado em até três vezes, mas o pagamento da segunda cota está condicionado ao pagamento da primeira, e assim sucessivamente.

Os valores do IPVA 2024 serão disponibilizados nos sistemas da Sefaz e do Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) a partir do primeiro dia útil de janeiro de 2024, nesta terça-feira (2). O pagamento pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal, Loterias, Bradesco, Banco do Brasil e seus respectivos correspondentes. Em 2024, o pagamento do IPVA começa a poder ser feito também por meio do PIX.

O Maranhão possui, ao todo, uma frota de 2,15 milhões de veículos, sendo grande parte motocicletas (1,04 milhão), segundo dados do Detran-MA.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo