Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Sucesso do Carnaval, Bloco 100 Sigilo agita Centro Histórico de São Luís

Semana de estreia do bloco contou com lançamento do Abadá 2024, apresentações dos DJs Ed Leal e Gabi Leão, Carnaval de Rua e muito mais.

Hit do Carnaval 2023 e um dos maiores sucessos do período carnavalesco no Maranhão, o Bloco 100 Sigilo chegou com tudo pronto no Pré-Carnaval 2024: somente na primeira semana do ano, foram centenas de pessoas reunidas nos dois primeiros gritos de Carnaval.

Depois de marcar o mês de dezembro de 2023 com uma apresentação histórica no Centro Histórico de São Luís sem fins lucrativos - que visou a doação de alimentos e roupas para as crianças beneficiadas pelas ações do Projeto Semeando Os Sorrisos -, o Bloco 100 Sigilo segue com mais uma programação incrível (e imperdível) pela Ilha.

Sucesso do Carnaval, Bloco 100 Sigilo agita Centro Histórico de São Luís
Dney Justino (cortesia)

Realizado pela Pitan Produções, o bloco deu o primeiro grito de Carnaval de 2024 no dia 4 de janeiro, capitaneada pela banda oficial do 100 Sigilo, com uma apresentação empolgante e cheia de surpresas no Hostel dos Poetas - que contou, ainda, com o Bailão de Lançamento do Abadá 2024 e a discotecagem do DJ Ed Leal.

Já no dia 7, o Beco Cultural Godofredo Viana, no Centro da capital maranhense, ficou pequeno para o grande público que compareceu novamente ao Carnaval de Rua do bloco - mesmo com a ausência de uma nova edição da Feirinha São Luís e a realização do Pré-Carnaval do Governo do Estado na Avenida Litorânea.

O público do Maranhão adotou a 100 Sigilo com muita força ao longo dos últimos anos e são eles que transformam a experiência do nosso bloco em um grande espetáculo musical, cultural e carnavalesco. O Bloco 100 Sigilo vai além de ser só música boa: nos tornamos a essência e a própria energia do nosso Carnaval

Andressa Brandão, produtora do Bloco 100 Sigilo

Com o Carnaval de Rua no Centro, São Luís sentiu novamente o peso e o impacto do Bloco 100 Sigilo no Carnaval maranhense - além de representar histórias e sonoridades pretas e reconhecer os potenciais artísticos maranhenses e nacionais, o bloco impacta pela mescla característica de diversos estilos sonoros, indo do samba ao rap, do ijexá ao pagodão.

Sucesso do Carnaval, Bloco 100 Sigilo agita Centro Histórico de São Luís
Dney Justino (cortesia)

O Carnaval de Rua ainda existe e resiste, como nunca. É importante que tanto a 100 Sigilo, como demais grupos, possam permanecer com esses movimentos, caminhando pelo Centro Histórico, com segurança para crianças e adultos e com aquele encanto das fantasias, do glitter e das brincadeiras com maizenas. Uma forma de respeitar os Carnavais históricos do nosso querido Maranhão, acrescenta Andressa Brandão.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo