Siga os canais do Blog do Maurício Araya

7 dicas para cuidar e preservar a voz no Carnaval

Manter-se hidratado é essencial para preservar a saúde vocal dos foliões.

Com a chegada do Carnaval, a alegria contagia as ruas, e muitos foliões se preparam para cantar e se divertir. No entanto, é fundamental preservar a saúde vocal para garantir a diversão durante toda a festa.

Fazer exercícios de voz, evitar gritar, manter a hidratação e evitar o abuso de álcool e cigarro são algumas dicas para preservar a saúde da voz
Freepik

A cantoria em ambientes ruidosos pode causar fadiga vocal, rouquidão e até mesmo edema nas cordas vocais, resultando em cansaço ao falar ou cantar, explica Fernanda de Morais, fonoaudióloga mentora e especialista em comunicação e oratória. Ela dá algumas dicas práticas para cuidar da voz neste período de folia.

Hidrate-se

Beba água regularmente para aumentar o conforto vocal e resistir aos efeitos de ressecamento causados pelo consumo de álcool. Consuma cerca de 11 copos de água por dia para relaxar a musculatura da laringe e prevenir danos vocais.

Aquecimento vocal

Antes de sair para a folia, realize exercícios de voz, como a vibração de língua, 'trrr...', para preparar suas cordas vocais.

Evite gritos

Articule com os lábios durante conversas para evitar gritos, preservando a voz comunicando-se de forma clara.

Cuide das suas cordas vocais

Descanse vocalmente antes e após os períodos intensivos de folia para preparar e recompor suas cordas vocais. Além disso, evite gritar. Isso pode deixar sua voz fraca e com falhas.

Evite o consumo excessivo de álcool e cigarros

Ambos irritam as mucosas da garganta, podendo inflamar as cordas vocais, o que leva a uma sensação de dor e ardor ao falar ou cantar. Beba com moderação.

Alimente-se adequadamente

Dê preferência a uma dieta leve e fresca, incluindo sucos de frutas, sanduíches naturais e grãos integrais.

Perdi a voz, e agora?

Neste caso, evite sussurrar, porque isso pode causar esforço na laringe. Hidrate-se, descanse a voz e evite alimentos irritantes, como condimentos e ácidos, que podem irritar a garganta.

Seguindo essas dicas, os foliões poderão aproveitar o carnaval com tranquilidade, garantindo que suas vozes permaneçam saudáveis, sem afetar a sua vida pessoal e profissional após as festas.

Blog do Maurício Araya

Gostou do conteúdo do Blog do Maurício Araya? Leia outros destaques. Contribua com o debate, deixe seu comentário.

Siga as atualizações por meio dos canais no WhatsApp e Telegram; Google Notícias; e perfis nas redes sociais Threads, Bluesky, Mastodon, Tumblr, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn.

Sobre o autor: Maurício Araya é jornalista profissional (DRT-MA nº 1.139), com ênfase em produção de conteúdo para Web, edição de fotos e vídeos e desenvolvimento de infográficos; com passagem pelas redações do Imirante.com e g1 no Maranhão; e vencedor, por dois anos (2014 e 2015), da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Webjornalismo. Saiba mais

Comente o conteúdo