Covid no Maranhão

Acompanhe a evolução de casos confirmados e mortes por covid no Maranhão, e o avanço da vacinação no Estado.

Desde 20 de março de 2020, quando foi confirmado o primeiro caso, a pandemia de covid afeta o Maranhão. Neste especial, o Blog do Maurício Araya reúne dados sobre a evolução dos casos confirmados e mortes por covid e sobre a vacinação no Maranhão.

Os dados obtidos com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) revelam a evolução, mês a mês, de casos e mortes; o acumulado em todo o período; a propagação no interior do Estado e na Grande São Luís; e o avanço da vacinação nas cidades, e imunização completa com a aplicação da segunda dose.

Casos e mortes

Evolução mês a mês

Acumulado

Mapa da covid no Maranhão

Casos de covid no Maranhão por cidade

Casos de covid em São Luís por bairro

Vacinação contra covid no Maranhão

Dados da vacinação por cidade

Mapa da segunda dose no Maranhão

Previna-se

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a covid pode se manifestar de diferentes formas, sendo que grande parte dos infectados apresenta sintomas leves a moderados da doença; entre os mais comuns: febre, tosse seca e cansaço; e menos comuns: dores e desconfortos, dor de garganta, diarreia, conjuntivite, dor de cabeça, perda de paladar ou perda de olfato e erupções na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés.

Para proteger a si mesmo e às pessoas ao seu redor, e evitar a propagação da covid, é preciso seguir as seguintes recomendações: lavar as mãos com frequência, com sabão e água ou álcool em gel; manter distância de pessoas com sintomas, como tosse ou espirro; e uso de máscara que cubra a boca e o nariz.