Siga os canais do Blog do Maurício Araya

Ecopontos: guia da coleta seletiva em São Luís

Coleta seletiva é método mais eficaz para destinação de alguns resíduos: veja, em mapa interativo, onde descartar esses resíduos em São Luís.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a coleta seletiva de resíduos recicláveis é uma obrigação de municípios implementada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, e suas metas fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos.

A coleta seletiva é o método mais eficaz para destinação de alguns resíduos - como metais, aço, alumínio, papel, papelão, embalagem longa vida (Tetra Pak), plásticos, etc. - para reciclagem, já que eles quando misturados tornam a reciclagem mais cara ou até mesmo inviável.

Ela pode ocorrer de porta em porta ou por meio de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), locais para entrega dos resíduos.


Pontos de coleta seletiva em São Luís

Já são quase 40 PEVs distribuídos em São Luís, seja instalados pelo poder público ou iniciativa privada.

Da Prefeitura de São Luís, os Ecopontos recebem materiais de plástico, vidro, papel, metal (até 200 kg/dia por pessoa), gesso, resíduos de construção civil, resíduos de poda, móveis velhos (até 2m³/dia por pessoa), pneus (2 unidades/dia por pessoa) e óleo de cozinha (4 litros/dia por pessoa). Em média, 750 toneladas de materiais recicláveis são recebidos todo mês. Outras informações podem ser obtidas na central de atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, pelo telefone 0800-098-1636 (ligação gratuita).

Já a Equatorial Maranhão oferece bônus na fatura de energia elétrica em troca de resíduos recicláveis por meio do programa E+ Reciclagem. São recebidos plásticos, metais, papel, óleo de cozinha, embalagem longa vida e resíduos eletrônicos - veja a lista completa e detalhada de materiais.

Lembrando que todo o material a ser descartado deve, antes, ser limpo. Pilhas e baterias, por serem tóxicas, devem ser descartadas em local adequado - para informações mais detalhadas, procure a empresa fabricante.


Padrão de cores da coleta seletiva

Uma padronização internacional de cores facilita o descarte de resíduos recicláveis. Veja, em destaque, as mais comuns:

Vermelho: plástico

São recicláveis: potes, embalagens, copos, garrafas, frascos de produtos de limpeza e higiene pessoal, sacos e sacolas, utensílios plásticos usados (baldes, canetas etc.), brinquedos de plástico, isopor; não são recicláveis: fraldas descartáveis, embalagens metalizadas, adesivos, cabos de panelas, espuma, esponja de cozinha, tomadas e outros plásticos termofixos, acrílico, papel celofane;

Amarelo: metais

São recicláveis: tampinhas de garrafa, latinhas e enlatados, talheres de metais, tampas de panelas e panelas sem cabo, pregos (embalados), embalagens descartáveis, papel alumínio (limpo); não são recicláveis: latas de tinta, verniz, solventes químicos e inseticidas, aerossóis, esponjas de aço, clipes, tachinhas, grampos;

Azul: papéis e papelão

São recicláveis: jornais, revistas, envelopes, cadernos, impressos, rascunhos, papel de fax, fotocópias, listas telefônicas, cartazes, aparas de papel, caixas de papelão e embalagens longa vida; não são recicláveis: papéis engordurados ou sujos (como guardanapos e papel higiênico), fitas e etiquetas adesivas, papéis metalizados (salgadinhos e biscoitos), papéis plastificados (como de sabão em pó), papéis parafinados e fotografias;

Verde: vidro

São recicláveis: garrafas, potes de conservas, frascos em geral, copos e vidros de janelas. Importante: inteiros ou em cacos, os produtos devem ser enrolados em jornal ou papelão; não são recicláveis: espelhos, vidros temperados, refratários, louças de porcelana ou cerâmica, cristais, lâmpadas, vidros especiais (como tampa de forno e micro-ondas), ampolas de remédios;

Preto: madeira

Cinza: resíduo geral não reciclável ou misto, ou contaminado não passível de separação

Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde

Marrom: resíduos orgânicos

Laranja: resíduos perigosos

Roxo: resíduos radioativos


Plásticos merecem atenção

Embalagens plásticas são muito variadas e, por isso, foram divididas em 7 categorias.

Observe a simbologia e nomenclatura e faça a destinação correta da embalagem:

1 - PET: polietileno tereftalato

Uso comum: garrafas de refrigerantes, embalagens de óleo e outras embalagens;

2 - Pead: polietileno de alta densidade

Uso comum: engradados de bebidas, baldes, tambores, autopeças;

3 - PVC: policloreto de vinila

Uso comum: tubos e conexões, garrafas de água mineral e detergentes líquidos;

4 - PEBD: polietileno de baixa densidade

Uso comum: embalagens de alimentos, como sacos de arroz ou feijão;

5 - PP: polipropileno

Uso comum: embalagens de massas e biscoitos, potes de margarina, utilidades domésticas;

6 - PS: poliestireno

Uso comum: eletrodomésticos e copos descartáveis;

7 - Outros

Exemplo: isopor.

Prefeitura de São Luís, Equatorial Energia, Atacadão, Assaí Atacadista e C&A

Comente o conteúdo